Portanto, melhorar a eficiência energética implica realizar a mesma tarefa com menos energia ou produzir mais com a mesma quantidade de energia.
Sabemos que a energia pode ser derivada de fontes renováveis (hídrica, solar, eólica, biomassa, geotérmica e oceânica), ou de fontes não renováveis (petróleo, carvão, gás natural e nuclear). Independente da fonte, a geração e o processo de transformação, transmissão, distribuição e consumo de energia causam impactos socioambientais.
A gestão da energia é o ponto de partida para ações de eficiência, indicando o uso de equipamentos eficientes, práticas operacionais e tecnologias avançadas. Adotando medidas de eficiência energética, associadas ao uso de fontes renováveis, as organizações reduzem impactos socioambientais negativos, contribuindo para a conservação de recursos naturais e a redução de emissões de poluentes e gases de efeito estufa.
Como potencializar a eficiência energética nas empresas e transporte rodoviário?
Nas empresas de logística rodoviária, ações diversas podem contribuir para potencializar a eficiência energética. Alguns exemplos de práticas que podem ser adotadas são:
- Otimizar rotas para reduzir a distância percorrida e o tempo da viagem;
- Implementar sistemas de carga e descarga eficientes para minimizar o tempo ocioso dos veículos;
- Investir em fontes de energias alternativas, como energia solar, para alimentar sistemas auxiliares nos veículos;
- Implementar tecnologias auxiliares que melhorem a eficiência, como sistemas de controle de pressão dos pneus;
- Monitorar o consumo de combustível, sendo ágil e assertivo na identificação e correção de desvios;
- Buscar parcerias com fornecedores de tecnologias verdes;
- Manter as manutenções preventivas regulares para garantir que o veículo esteja operando com eficiência máxima. Substituir filtros de ar e óleo regularmente;
- Para as edificações, implementar práticas de economia de energia, com o uso de iluminação LED e priorizar o uso de produtos com classificação “A” no PBR ou selo Procel/Conpet;
- Promover treinamento para os empregados, clientes e fornecedores sobre o uso eficiente de energia.
A eficiência energética é crucial para minimizar o consumo de recursos e reduzir impactos socioambientais. Manter a gestão de energia, através de um diagnóstico, estabelecimento de metas, plano de ação e controle operacional, é fundamental para buscar a melhoria contínua do desempenho energético.
Bibliografia:
BRASIL. Lei nº 10.295, de 17 de outubro de 2001. Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia. Brasília.
ABNT NBR 16819, Instalações elétricas de baixa tensão – Eficiência energética.
ABNT NBR PR2030, Prática Recomendada: ABNT PR 2030:Ambiental, social e governança (ESG) — Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações.
ABNT NBR 2022, Instalações elétricas de baixa tensão – Eficiência energética.
ABNT NBR ISO 50001, Sistemas de gestão da energia – Requisitos com orientações para uso.
___________________________________________________________________________
*Edna Lucia de Oliveira Padua é sócia-fundadora da EasyESG e atua na logística a mais de 14 anos. Engenheira de Segurança do Trabalho, Engenheira Ambiental e Sanitarista também é pós-graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e auditora interna das ISO’s 9001|14001|45001.